Realizou-se, nos dias 3 e 4 de setembro, na Universidade da Madeira, no Funchal, a final nacional do 20.º concurso nacional Poliempreende.
O júri do concurso presidido por Elsa Fernandes, vice-reitora da Universidade da Madeira, foi composto por Álvaro Costa, diretor da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Ângela Lemos, representante do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Carla Rodrigues, representante da Fundação Santander Portugal e Carlos Lopes, representante da Startup Madeira.
Ao longo da sessão foram apresentados 20 projetos de negócio. Após as apresentações o júri reuniu e atribuiu a sua pontuação, tendo sido anunciados os três prémios nacionais aos seguintes projetos:
- 1.º Prémio: MUSCLEPEN – Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- 2.º Prémio: BRAINING – Instituto Politécnico do Porto
- 3.º Prémio: MICROCICLE - Instituto Politécnico da Guarda.
O Poliempreende é a maior rede de promoção do empreendedorismo no panorama do ensino superior politécnico português, composta por 23 instituições, que visa promover o empreendedorismo de vocação empresarial.
O concurso valoriza a investigação aplicada realizada por estudantes, investigadores e docentes das escolas politécnicas, impulsionando o desenvolvimento de ideias inovadoras e projetos de impacto.
Este concurso, criado em 2003, promove o espírito de iniciativa e o enriquecimento curricular dos alunos participantes e já proporcionou a criação de cerca de 100 empresas no país e envolvendo mais de 12.000 estudantes que apresentaram já cerca de 1.700 projetos.
O prémio é patrocinado pelo CCISP, pelo Banco Santander e pela OCC.