Notícias
Vice-presidente foi orador no congresso da AHRESP
13 October 2024
Jorge Barbosa abordou a temática das obrigatoriedades fiscais e
os custos de contexto


O vice-presidente, Jorge Barbosa, participou, na sexta-feira, 11 de outubro, no Congresso da Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em Aveiro.

O responsável da Ordem, que esteve no evento acompanhado por Pedro Nuno Ferreira, também membro do conselho diretivo da OCC, foi orador no painel «Números que contam», tendo-se debruçado sobre a temática das obrigatoriedades fiscais e os custos de contexto.

Durante a sua intervenção, Jorge Barbosa revelou dados da Autoridade Tributária que, entre 2020 e 2022, as empresas de alojamento, restauração e similares contribuíram com 368 milhões de euros em IRC durante o período da pandemia. Igualmente nesse período temporal, o número de declarações de IRC com resultados negativos caiu.

«O IRC liquidado por todas as empresas da restauração contribuiu para o país em 2020, com 52 milhões de IRC, em 2021 com 95 milhões de IRC e em 2022 com 221 milhões», referiu, salientando que este é um dos impostos que mais impacto tem num setor, onde as obrigatoriedades fiscais e os elevados custos de contexto das empresas «são uma preocupação e vistas como um grande entrave à sustentabilidade financeira e ao  seu crescimento».

À semelhança das edições anteriores deste Congresso, a AHRESP e a Ordem dos Contabilistas Certificados estabeleceram uma parceria, que permitiu aos membros da Ordem terem condições especiais de acesso ao evento, bem como a obtenção de créditos no âmbito do Regulamento de Formação Profissional Contínua.

Notícias & Comunicados