Notícias
Conferência - «Desafios e oportunidades - as empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos» em Loulé
14 October 2024
nera
Auditório da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) acolhe evento a 29 de outubro, a partir das 15 horas.

 

 

 

 


DESTAQUES

Sessão de abertura

Sala cheia, cerca de 140 pessoas, para mais uma sessão do ciclo de conferências «Desafios e oportunidades – as empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos», que passou na tarde de 29 de outubro pela Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), em Loulé.  

O presidente da direção do NERA, Vítor Neto, após o agradecimento da parceria da OCC, referiu que os «contabilistas certificados são uma mais-valia para qualquer organização, acrescentando valor à empresa e preparando informação em tempo oportuno para uma tomada de decisão consistente dos gestores e empresários.»

Por seu turno, Paula Franco qualificou os profissionais como os «sócios invisíveis» dos empresários, acrescentando que «se ambos estiverem mais próximos é possível fazer a diferença.» A responsável máxima da OCC disse ainda que «o contabilista tem de estar muito mais presente nas empresas, desempenhando um lugar de consultoria permanente e de orientação fundamental nas decisões e no rumo a seguir.»

A sessão de abertura terminou com a intervenção de David Pimentel. O vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, com o pelouro das finanças e atividades económicas, salientou o papel da sua autarquia como «parceira estratégica» das empresas daquele concelho algarvio, revelando ter sido adotada uma «das mais competitivas políticas fiscais do país», com reduções ao nível do IRS, derrama e IMI.

«Fiscalidade e benefícios fiscais para as empresas e empresários»

«Fiscalidade e benefícios fiscais para as empresas e empresários» foi o mote para o primeiro painel da conferência.

O moderador do painel, Carlos Nunes, defendeu que «os benefícios fiscais devem ser vistos como uma ferramenta de política pública»,  mas lamentou que o ambiente de imprevisibilidade fiscal condicione o trabalho dos empresários e, consequentemente, dos contabilistas certificados. Anabela Santos criticou a «complexidade» que rodeia muitos benefícios fiscais e que, frequentemente, «suscitam dúvidas» de análise e avaliação na sua aplicação para profissionais tão qualificados como os contabilistas certificados. A consultora da OCC defendeu que os fatores «incerteza  e instabilidade» podem retirar «utilidade» a estes benefícios.

Por seu turno, Daniela Cunha preconizou uma «comunicação ativa e uma relação de parceria entre os contabilistas e os empresários» como condição determinante para a correta e apropriada aplicação dos benefícios fiscais existentes. A consultora da Ordem exemplificou que para se aplicar as tributações autónomas às frotas automóveis das empresas é preciso que o contabilista conheça, ao pormenor, os moldes de funcionamento do negócio.

Mesa redonda: a contabilidade nas empresas

Após a pausa para café, oportunidade para ouvir alguns protagonistas que representam setores emblemáticos da região e que constituem a base da economia do Algarve: José Carlos Leandro, do Hotel Alísios (Turismo), Mário Antão, da MAJA (construção e obras públicas),  Augusto Ramos, da Teófilo (distribuição) e João Duarte, da Frusoal (Agroalimentar).

Com a moderação a cargo da diretora do jornal «Sul Informação», Elisabete Rodrigues, os intervenientes, praticamente todos contabilistas certificados inscritos na OCC, apresentaram as suas empresas e identificaram as fragilidades e pontos altos da economia da região mais a sul no mapa português. Sobre o relacionamento empresário/CC, Mário Antão unificou, em apenas uma frase, a opinião geral  dos quatro intervenientes: «Os empresários vão sentir cada vez mais a necessidade de terem contabilistas na prestação de apoio estratégico».


***

É a quarta conferência do ano subordinada ao tema «Desafios e oportunidades - as empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos». Depois da Benedita, em janeiro; de Bragança, a 15 de abril; e de Amarante no dia seguinte, terem sido parceiras da Ordem neste périplo, esta iniciativa ruma agora a sul, mais concretamente a Loulé.


No próximo dia 29 de outubro, na Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) -  situada no Loteamento Industrial de Loulé – a Ordem, em parceria com esta entidade algarvia, organiza nova sessão que pretende explorar e aprofundar a imprescindível parceria entre empresários e contabilistas certificados, atendendo às especificidades de cada região.

 

Com arranque previsto para as 15 horas, esta conferência contará com a presença de Paula Franco, bastonária, e de Vítor Neto, presidente da direção do NERA, tanto na abertura como no encerramento, estando igualmente confirmada, para o arranque dos trabalhos, a participação de David Pimentel, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé.


Dois consultores da Ordem abordarão questões relacionadas com a fiscalidade e benefícios fiscais na primeira parte. A vertente contabilística nas empresas ocupará o segundo painel, contando para tal com o testemunho de diversos empresários da região.


 
As inscrições são gratuitas para membros, público em geral e estagiários, mediante registo prévio no site da Ordem.


 
Esta conferência atribui créditos no âmbito do Regulamento da Formação Profissional Contínua.

 

Programa

Notícias & Comunicados