Alexandra Malheiro tomou posse como presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) durante a sessão solene do Dia do IPCA, a 19 de dezembro, que assinalou os 31 anos da instituição.
Na sua intervenção de despedida, a presidente cessante, Maria José Fernandes, sublinhou que «31 anos podem parecer pouco na vida de uma instituição, mas são uma vida inteira feita de pessoas, escolhas, desafios e coragem», destacando o contributo dos anteriores presidentes — Lopes Nunes, Norberto Cunha, Agostinho Silva e, em particular, João Carvalho — para a afirmação do IPCA como uma instituição reconhecida a nível nacional e internacional.
Pouco depois, Maria José Fernandes passaria também o testemunho, desta feita como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) a Luís Loures, que também preside ao Instituto Politécnico de Portalegre. O solene momento contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Alexandre.
Em ambas as cerimónias, que decorreram no auditório Dr. António Martins, em Barcelos, a Ordem esteve representada pelo vice-presidente, Jorge Barbosa.