Comunicados
IPL atribui título de Especialista Honoris Causa a Bastonário da Ordem
3 November 2011
Iniciativa inédita em Portugal: Domingues de Azevedo recebe grau académico a 7 de novembro.
O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) vai atribuir ao Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingues de Azevedo, o grau académico de Especialista Honoris Causa, em sessão solene própria, que se vai realizar no próximo dia 7 de novembro, pelas 15h30, no Salão Nobre do IPL, Estrada de Benfica, 529, em Lisboa. 

A cerimónia constará na entrega do diploma e da imposição da insígnia ao primeiro Bastonário da OTOC, pelo Presidente do IPL, Professor Doutor Vicente Ferreira.

António Domingues de Azevedo foi reconhecido pelo IPL como «uma referência maior entre os contabilistas, representando, hoje, uma referência no desenvolvimento e consolidação desta tão importante profissão».

A concessão do grau académico de Especialista Honoris Causa baseou-se nos fundamentos que se seguem:

a)   Ter a personalidade proposta um curriculum científico, artístico ou cultural de elevada projeção nacional e ou internacional;

b)   Ter a personalidade proposta contribuído, de forma relevante, para a credibilização de áreas do conhecimento do Instituto Politécnico de Lisboa;

c)   Ter a personalidade proposta prestado elevados serviços ao Instituto Politécnico de Lisboa, ao País ou à Comunidade.
Segundo o IPL todo o trajeto profissional do Bastonário da OTOC justifica a entrega do grau académico.

«António Domingues de Azevedo reúne por si só os fundamentos que estão na base da atribuição do título, que distingue a sua obra e papel na projeção nacional dos Técnicos Oficiais de Contas».

O grau académico a ser entregue a 7 de novembro foi submetido ao Conselho Académico do IPL, convocado expressamente para o efeito, em sessão plenária de 8 de abril de 2011, que o aprovou por unanimidade.

Os Professores Doutores Manuel Mendes da Cruz e Clotilde Celorico Palma vão ser os padrinhos do laureado.

Este é o primeiro grau académico do género a ser atribuído em Portugal.

A outorga desta distinção é um momento de grande dignificação da profissão de Técnico Oficial de Contas.

O Instituto Politécnico de Lisboa tem cerca de 15 mil alunos. Compreende seis escolas - Escola Superior de Dança, Escola Superior de Comunicação Social, Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa e Escola Superior de Teatro e Cinema - e dois institutos - Instituto Superior de Contabilidade e Administração e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.