Comunicados
IFAC disponibiliza guia de boas práticas de relato
23 January 2013
Ordem é membro associado da maior organização mundial de contabilistas. Consulte documento que visa melhorar empresas a melhorar processos de relato

Caro(a) colega

A International Federation of Accountants (IFAC), da qual a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas é membro associado desde novembro último, disponibilizou um guia internacional de boas práticas de relato que deve, desde já, merecer a sua atenção.

Numa era marcada pela globalização de processos e por uma cada vez maior exigência de comparabilidade, este documento, elaborado pelo Professional Accountants in Business (PAIB), um dos comités especializados da IFAC, pretende ajudar as empresas a melhorar os seus processos de relato, apontando aspetos-chave aos quais os contabilistas devem prestar atenção para que a implementação das boas práticas seja uma realidade bem-sucedida.

Conduzido com o intuito de poder ser aplicado a todo o tipo de empresas, independentemente da sua estrutura, dimensão ou composição acionista, este guia destaca 11 princípios para avaliação e melhoria dos processos de relato nas entidades, ao mesmo tempo que apresenta uma vertente prática que permite identificar as alterações críticas a realizar.

Ciente de que este é um tema que se insere no âmbito cada vez mais vasto da nossa profissão e de que as matérias tratadas podem ser relevantes para o seu desempenho profissional, convido-o(a) a aceder ao referido trabalho através da seguinte ligação: https://www.ifac.org/publications-resources/principles-effective-business-reporting-processes

Fundada a 7 de outubro de 1977, em Munique, na Alemanha, a IFAC, com sede em Nova Iorque, agrupa atualmente 167 membros e associados de 127 países, representado cerca de dois milhões e meio de contabilistas.

Reforçar o papel da profissão de contabilista, servir o interesse público e contribuir para o desenvolvimento de uma economia mundial forte, são alguns dos objetivos perseguidos por este organismo que a OTOC passou também a integrar.

Apresento-lhe os melhores cumprimentos


O Bastonário

A. Domingues de Azevedo