Comunicado do Conselho de Ministros de 25 de maio de 2023
O Conselho de Ministros aprovou hoje dois projetos de proposta de lei no âmbito da reforma das ordens profissionais. O propósito é eliminar restrições de acesso às profissões e melhorar as condições de concorrência, objetivo que foi iniciado com a alteração ao regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais, já este ano, auscultando todas as entidades relevantes para o processo.
Nesse sentido, foi aprovada a proposta de lei, a submeter à Assembleia da República, que adapta os estatutos de oito ordens profissionais ao previsto no referido regime jurídico, na sequência da entrada em vigor da Lei n.º 12/2023, de 28 de março: Ordem dos Médicos Veterinários, Ordem dos Biólogos, Ordem dos Contabilistas Certificados, Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ordem dos Nutricionistas, Ordem dos Despachantes Oficiais, Ordem dos Assistentes Sociais e Ordem dos Fisioterapeutas.
Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul de 14-10-2021, N.º de Processo: 1058/11.2BELRS
Liquidação oficiosa; declaração fora de prazo; IRS.
CAAD: Arbitragem Tributária, N.º do Processo 125/2022-T de 2022-10-04
IRC benefícios fiscais - encargos correspondentes à criação líquida de postos de trabalho, a considerar no apuramento do lucro tributável daquele imposto.
Acórdão do TJUE, Processo C 114/22, 25 de maio de 2023 - Dyrektor Izby Administracji Skarbowej w Warszawie (TVA – Acquisition fictive)
Reenvio prejudicial – Fiscalidade – Imposto sobre o valor acrescentado (IVA) – Diretiva 2006/112/CE – Direito à dedução do IVA – Recusa – Recusa baseada na nulidade da operação nos termos do direito civil nacional