A Ordem, em colaboração com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, através do Instituto da Segurança Social, promoveu uma curta sessão de esclarecimento, nas reuniões livres de 25 de novembro, sobre o modo de funcionamento da Nova Segurança Social Direta, cuja entrada em funcionamento ocorreu a 20 de novembro e que terá já efeitos na próxima entrega da declaração mensal de remunerações (DMR), a decorrer entre 1 e 10 de dezembro.
Especialistas daquele organismo estiveram presentes em todo o país para explicarem aos contabilistas certificados as vantagens do novo canal de entrada da DMR e da sua validação online. A par destas explicações, foram ainda transmitidos esclarecimentos sobre a consulta do sistema de informação da Segurança Social, as alterações nas relações de representação e a consulta da Segurança Social Direta.
Entre outras funcionalidades, a nova Segurança Social Direta permite realizar operações em nome da entidade empregadora; entrega formulário da DMR pré-preenchido ou entregar formulário de DR sem pré-preenchimento; consultar e substituir DMR; consultar o histórico dos trabalhadores ou as taxas contributivas.