Ordem nos media
Técnicos Oficiais de Contas concordam com operação porta-a-porta do Fisco
5 August 2008
O presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas concorda com a operação porta-a-porta para apurar bens penhoráveis dos que têm dívidas ao Fisco

O presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas aplaudiu a iniciativa do Governo de fazer um levantamento porta-a-porta dos bens penhoráveis daqueles que têm dívidas ao Fisco.
Ouvido pela TSF, Domingues Azevedo considerou que esta medida vai trazer mais transparência ao sistema fiscal numa altura em que muitas empresas têm poucas possibilidades de vir a pagar o que devem.
«Nos casos em que for devido, naturalmente que irão ser accionadas as reversões contra os intervenientes no processo como os gestores e outros responsáveis. Naquelas que não forem devidas, que haja a necessária ponderação para não se estar a exigir das empresas aquilo que não devem porque não receberam», acrescentou.
Domingues Azevedo adiantou ainda que esta operação vai permitir esclarecer situações como as de empresas que ainda não entregaram o IVA ao Estado, simplesmente porque não lhes foi pago o dinheiro do imposto.
Entretanto, contactado pela TSF, o Ministério das Finanças preferiu não dar mais esclarecimentos sobre esta operação, sublinhando, contudo, o carácter regular das inspecções feitas pelas Finanças.

Oiça as declarações