Paula Franco marcou hoje, 19 de setembro, presença na sessão de abertura do 4.º Public Sector Forum, uma organização do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) e da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e que decorre até amanhã em Cascais.
Diante de uma audiência proveniente dos quatro cantos do mundo, a responsável máxima da OCC começou por lembrar que este evento, que tem como tema central «IPSASB 2.0: Taking it to the Next Level», esteve dois anos à espera de poder ser realizado, mas que «a Ordem sempre manteve interesse em organizar.» Percebe-se. É que, sublinhou Paula Franco, «vivemos tempos de grandes mudanças, marcadas por uma economia que evolui a uma velocidade assustadora. É fundamental e de interesse público manter um alto nível de padrões de contabilidade pública.»
Para a bastonária, o fórum é «uma oportunidade excecional para aprofundar ligações e trocar experiências provenientes de todo o mundo» pelo que «todos os atores da contabilidade pública devem trabalhar ativamente nesse sentido e no fortalecimento da gestão das finanças públicas em todo o circuito das normas.»
O 7.º Congresso não passou ao lado do discurso da bastonária, uma vez que o tema central, «Sustentabilidade e relato não financeiro», é uma meta que, no caso, o setor público deve almejar o quanto antes. Para isso, sublinhou a bastonária, «a divulgação e comunicação das metas ecológicas, sociais e de governança, bem como o progresso de uma empresa em direção a elas, serão obrigatórias apenas para empresas privadas. No entanto, tendo em conta a dimensão e importância das entidades públicas, estas devem construir um modelo a seguir e devem também apresentar os seus relatórios sobre sustentabilidade.»
Paula Franco recebeu ainda das mãos de um responsável do IPSASB uma lembrança para assinalar a realização, em Portugal, deste evento e que é, igualmente, uma forma de agradecimento por toda a colaboração prestada pela Ordem. Recorde-se que, entre 12 e 16 de setembro, os principais responsáveis do IPSASB estiveram reunidos em Lisboa, tendo discutido diversas questões de índole técnica (consulte
aqui).
O IPSASB tem como objetivo melhorar o relato financeiro público em todo o mundo, na sequência da adoção das IPSAS e das normas internacionais de contabilidade de acréscimo, usadas pelos governos e outros organismos públicos.