Commissions
occ
Esta Comissão tem como missão dinamizar e executar as ações relacionadas com a divulgação de eventos relacionados com a história da contabilidade.
Constituição
Imagem
tomada posse

A Comissão de História da Contabilidade da OCC tomou posse a 29 de outuhro de 2018, em Lisboa, e é constituída pelos seguintes elementos:

• Carlos Menezes (Presidente)

• Isabel Lourenço (vogal)

• Maria João Major (vogal)

• Delfina Gomes (vogal)

Objectivos

"Se os contabilistas dessem mais importância à história da disciplina e às relações da mesma com as disciplinas afins, já as fronteiras contabilísticas se tornariam menos imprecisas e já as definições de contabilidade seriam, porventura, menos desarmónicas do que são actualmente", Fernando Vieira Gonçalves da Silva, Doutrinas Contabilísticas - Resumo e Críticas das Principais, Ed. Centro Gráfico de Famalicão, Vila Nova de Famalicão, 1959, p.16.

 

O Professor Gonçalves da Silva considerou que só podemos perceber a evolução da contabilidade e conhecer bem a contabilidade actual se conhecermos o seu passado. De facto, o conhecimento histórico permite reduzir o risco de se efetuarem interpretações que podem ser inadequadas ou incompletas por não se ter em consideração a perspetiva histórica e por se assumir pressupostos simplistas sobre o contexto envolvente. 

 

Os desejos de documentar e explicar as mudanças na contabilidade, identificando as suas causas, têm sido motivações importantes para a investigação em história da contabilidade durante muitas décadas.

Assim, estudar o passado da contabilidade é útil para entender e resolver problemas contabilísticos actuais. Considera-se que os fenómenos contabilísticos atuais só podem ser totalmente compreendidos depois de se saber como surgiram estes fenómenos (mais do que ver a "fotografia", muitas vezes precisamos de ver o "filme" desde o seu início). 

Algumas peculiaridades da prática contemporânea têm a sua origem em práticas passadas, o que faz com que só se entendam bem depois de se ver a evolução ao longo do tempo.

A Comissão tem objetivos científicos e culturais e visa promover e divulgar a investigação em História da Contabilidade portuguesa, bem como dar a conhecer a CHC-OTOC junto de outras entidades nacionais e outras comissões congéneres estrangeiras que se dedicam no estudo da História da Contabilidade (art.º 3.º do Regulamento).

Regulamento


O funcionamento da CHC-OTOC rege-se pelo Regulamento aprovado em reunião da Direcção da então CTOC, em 10 de janeiro de 2007 e revisto na reunião de 15 de outubro de 2009

 

Regulamento da Comissão de História de Contabilidade da OTOC
Artigo 1.º
(Constituição)

 

1. A Comissão de História da Contabilidade da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, doravante designada por Comissão ou pela abreviatura "CHC-CTOC”, exerce a sua actividade nas instalações da sede da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC), sitas na Avenida Barbosa du Bocage, n.º 45, em Lisboa.

2. O funcionamento da Comissão rege-se pelo presente Regulamento.

 

Artigo 2.º
(Composição e Duração)

1. A Comissão é constituída por um Presidente e por dois Vogais designados pela Direcção da CTOC;
2. A Comissão poderá ser alargada para um máximo de cinco elementos por deliberação da Direcção da CTOC, depois de ouvida a Comissão;
3. A duração da Comissão será estabelecida pela Direcção da CTOC.

 

Artigo 3.º
(Objectivos)

1. A Comissão tem objectivos científicos e culturais e visa promover e divulgar a investigação em História da Contabilidade portuguesa;

2. Compete à Comissão dar a conhecer a CHC-CTOC junto de outras entidades nacionais e outras comissões congéneres estrangeiras que se dediquem ao estudo da História da Contabilidade.

 

Artigo 4.º
(Membros-Associados)

1. Todos os TOC e outras pessoas, individuais ou colectivas, interessadas no estudo e na investigação sobre História da Contabilidade portuguesa podem candidatar-se a membros-associados da CHC-CTOC;

2. Podem ainda ser membros-associados da CHC-CTOC todos aqueles que não tendo nacionalidade portuguesa se interessem pela História da Contabilidade portuguesa;

3. A admissão de membro-associado da CHC-CTOC fica dependente da decisão de aprovação pela Comissão e da posterior ratificação pela Direcção da CTOC, e formaliza-se através do preenchimento de uma ficha de inscrição, contendo, nomeadamente, informações curriculares da pessoa e sobre áreas de interesse em investigação em História da Contabilidade portuguesa.

 

Art.º 5.º
(Membros Honorários – Associações)

A CHC poderá promover e celebrar protocolos com Associações congéneres, sob prévia ratificação da Direcção, as quais se designarão de "Membros Honorários – Associações”, ou outras equivalentes.

 

Artigo 6.º
(Reuniões)

1. A Comissão reunirá, pelo menos, quatro vezes por ano;

2. A Comissão poderá realizar reuniões alargadas, sempre que for julgado oportuno, com a participação de todos ou alguns dos membros-associados em função dos objectivos e assuntos a tratar.

 

Artigo 7.º
(Plano de Actividades)

A Comissão deverá elaborar, de acordo com o prazo definido pela Direcção da CTOC, o Plano de Actividades, cuja execução ficará dependente de prévia aprovação pela Direcção da CTOC.

 

Artigo 8.º
(Relatório de Actividades)

A Comissão elaborará anualmente o relatório de actividades que apresentará à Direcção da CTOC.

 

Artigo 9.º
(Disposições Finais)

1. O presente Regulamento entra em vigor na data definida pela Direcção.

2. O presente Regulamento poderá ser alterado sempre que for julgado conveniente.

 


Lisboa, 15 de Outubro de 2009,

1.ª Revisão: Em reunião de 15 de Outubro de 2009 (Acta n.º 18, ponto 6)

Membros associados

Podem ser membros associados da CHC-OTOC (art.º 4.º do Regulamento da CHC-OTOC):

 

• Todos os TOC e outras pessoas, individuais ou coletivas, interessadas no estudo e na investigação sobre História da Contabilidade portuguesa podem candidatar-se a membros-associados da CHC-OTOC.

 

• Podem ainda ser membros-associados da CHC-OTOC todos aqueles que não tendo nacionalidade portuguesa se interessem pela História da Contabilidade portuguesa.

 

• A admissão de membro-associado da CHC-OTOC fica dependente da decisão de aprovação pela Comissão e da posterior ratificação pela Direção da OTOC, e formaliza-se através do preenchimento de uma ficha de inscrição, contendo, nomeadamente, informações curriculares da pessoa e sobre áreas de interesse em investigação em História da Contabilidade portuguesa.

 

A admissão como membro-associado da CHC-OTOC depende de aprovação pela Comissão e ratificação pelo Conselho Diretivo da OTOC e formaliza-se através do preenchimento da ficha de inscrição seguinte:

 

Ficha de inscrição

Actividades

Neste submenu incluímos agora algumas actividades pontuais da CHC-CTOC, bem como o resumo dos relatórios de actividades publicados na Revista "TOC".

Reuniões

A CHC-CTOC reúne, pelo menos, quatro vezes por ano (art.º 5.º, n.º 1 do Regulamento), sendo lavradas as respectivas actas.

 

Planos e relatórios de actividades

"Primeiro aniversário da Comissão de História da Contabilidade da CTOC"  
- Artigo publicado na Revista "TOC" n.º 98, Maio 2008, pp.30-31

"Segundo aniversário da Comissão de História da Contabilidade da CTOC" 
- Artigo publicado na Revista "TOC", n.º 110, Maio 2009, pp.29-31

"Terceiro aniversário da Comissão de História da Contabilidade da OTOC" - 
- Artigo publicado na Revista "TOC", n.º 122, Maio 2010, pp.42-4

 

Eventos

X Convegno Nazionale Della Società Italiana di Storia Della Ragioneria - O Presidente da Direcção, António Domingues de Azevedo e o Vogal da CHC, Joaquim Cunha Guimarães, participaram no X Convegno Nazionale Della Società Italiana Di Storia Della Ragioneria, realizado em Milão (Itália), nos dias 5 e 6 de Novembro, no qual foi celebrado um protocolo de colaboração entre as duas Instituições.

 

I Encuentro Internacional Luca Pacioli - Os três membros da CHC-CTOC e o Presidente da Direcção participaram no 19 de Junho no I Encuentro Internacional Luca Pacioli, en San Lorenzo de El Escorial, Madrid.

 

Sessão pública de apresentação do livro sobre a vida e obra de Jaime Lopes Amorim - No passado dia 15 de Janeiro de 2009, decorreu, nas instalações da Representação Permanente da CTOC no Porto, a sessão pública de apresentação do livro «A influência de Jaime Lopes Amorim no Desenvolvimento da Contabilidade em Portugal», da autoria de Amândio Faustino Ferreira Tavares, editado pela Infocontab Edições, Lda., Braga, Novembro 2008. O evento contou com o apoio da Direcção e da CHC da CTOC, considerando que o livro corresponde à primeira dissertação de mestrado (mestrado em Contabilidade e Auditoria da Universidade do Minho, Setembro 1999) na área da História da Contabilidade e incide sobre a vida e obra daquele grande mestre da Contabilidade do século passado.

Protocolos

OTOC e "Societá Italiana Di Storia della Ragioneria (SISR)"

 

A Direcção da OTOC e a Comissão de História da Contabilidade celebraram um protocolo de colaboração com a Società Italiana Di Storia Della Ragioneria (SISR). O protocolo foi assinado pelo Presidente da Direcção, António Domingues de Azevedo, e pela Presidente da SISR, Professora Maria Bergamin, aquando da realização do X Convegno Nazionale Della Società Italiana Di Storia Della Ragioneria, realizado em Milão (Itália), nos dias 5 e 6 de Novembro. Na ocasião esteve também presente o Vogal da CHC, Joaquim Cunha Guimarães.

Notícia publicada na Revista TOC n.º 117 - Dezembro 2009

 

OTOC e Associación Española de Contabilidad y Administracion (AECA)


O Conselho Directivo e a Comissão de História da Contabilidade celebraram um protocolo de colaboração com a Associación Española de Contabilidad y Administración (AECA), de Espanha, aquando da realização do Terceiro Encontro de História da Contabilidade, realizado nos dias 17 e 19 de Junho, em Lisboa e em Braga, respectivamente. O protocolo abrange a generalidade das actividades das duas associações, incluindo as das duas Comissões de História da Contabilidade.

Notícia publicada na Revista TOC n.º 124 - Julho 2010

 

OTOC e Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES)

A Ordem e a APHES celebraram um protocolo de colaboração, durante a realização do V Encontro de História da Contabilidade, realizado a 9 de novembro, na Torre do Tombo, em Lisboa. Armando Marques, vice-presidente da OTOC e Jaime Reis, presidente da APHES, rubricaram um documento que prevê, entre outros objetivos, a promoção da investigação conjunta de temas de interesse ou a divulgação da investigação já realizada.

Protocolo

Informações diversas

A revista electrónica de História da Contabilidade "De Computis" da AECA, publicou um texto da autoria do Professor Esteban Hérnandez Esteve sobre as actividades da CHC-OTOC, nomeadamente os últimos eventos. 

O texto está disponível no sítio www.decomputis.org, no menu "Notícias", revista n.º 122, de Junho de 2010, pp.193-7.

Contactos

Contactar a Comissão

Por email:

Historia Contabilidade

 

Por carta:

 

Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados
Avenida Barbosa du Bocage, 45
1049-013 Lisboa