Vai realizar-se a 29 de Janeiro o exame sobre o Estatuto e o Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas.
287 candidatos vão submeter-se à prova nas principais cidades do país. A avaliação é imprescindível para os proponentes que entregaram as suas candidaturas na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) até 31 de Dezembro passado. 95 candidatos são oriundos de Lisboa (o distrito com maior número de inscritos), 58 do Porto, 39 de Braga, 21 de Aveiro, 19 de Setúbal, 18 de Castelo Branco, 17 de Leiria e 15 de Faro.
Os dois candidatos madeirenses que requereram exame vão deslocar-se a Lisboa, uma vez que não se justifica, pelo número de pessoas, fazer deslocar uma equipa docente ao Funchal.
Os exames preparados pelo júri de exame, presidido por Rogério Fernandes Ferreira, catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão, são obrigatórios para a inscrição na CTOC e têm como tópicos programáticos, entre outros: responsabilidade do TOC na Lei Geral Tributária e no Regime das Infracções Tributárias, deveres do TOC face à Administração Fiscal, responsabilidade disciplinar e incompatibilidades.
Em Janeiro de 2005, as regras de inscrição na CTOC foram alteradas e, para além deste exame, os novos candidatos têm de se submeter a um exame de contabilidade geral, contabilidade analítica e fiscalidade portuguesa.
A obrigatoriedade da realização de novos exames insere-se na política delineada pela Direcção da CTOC em tornar o acesso à profissão mais ordenado e compatível com os desafios que actualmente se colocam ao exercício da mesma.
Neste momento estão inscritos cerca de 76 mil membros na CTOC.