Decorreu em Madrid, a 7 de abril, a assembleia geral do Comité de Integração Latino Europa-América (CILEA) que aprovou a ata da reunião anterior que teve lugar em Punta Cana, República Dominicana, bem como o orçamento para o ano em curso e o plano estratégico e de atividades para o biénio 2025/2026. De entre as iniciativas previstas, destaque para o fortalecimento institucional; a colaboração com outras entidades; e o desenvolvimento profissional, focado sobretudo nos contabilistas certificados que prestam serviços às pequenas e médias empresas.
Na nota de abertura, Valentín Pich, o espanhol que passou a presidir ao CILEA, destacou a necessidade fomentar o intercâmbio entre os países membros e consolidar estratégias conjuntas que possam beneficiar a profissão.
A Ordem esteve representada pelo diretor Álvaro Costa que, no dia seguinte, esteve igualmente presente na «Jornada de reflexão sobre os novos serviços de Contabilidade e Auditoria», uma iniciativa que contou também com o apoio do Conselho de Economistas de Espanha.
Numa altura em que a profissão enfrenta um ambiente cada vez mais complexo, dinâmico e exigente, no qual a qualidade do serviço, a adaptação tecnológica e a criação de valor são elementos-chave, esta jornada de reflexão apontou no sentido de explorar os novos serviços que contabilistas e auditores devem desenvolver para permanecerem como atores relevantes.
Álvaro Costa participou, como orador, no primeiro painel, que analisou a «Gestão de qualidade dos serviços profissionais.»