Comunicado do PMAGE - Apelo à realização de um debate entre os candidatos
18 Janeiro 2018
Eleições para a OCC
Comunicado

Apelo à realização de um debate entre os candidatos a Bastonário

Vem o Presidente da Mesa da Assembleia Eleitoral da Ordem dos Contabilistas Certificados comunicar que envidou esforços, a pedido da mandatária da Lista D, para que se realizasse um debate entre os dois candidatos a Bastonário da OCC, debate esse que se considera essencial para o devido esclarecimento dos contabilistas certificados sobre as ideias e os projetos das duas candidaturas.

A intervenção do Presidente da Assembleia Eleitoral foi feita a pedido da mandatária da Lista D, Dra. Maria Vidal, após diversas tentativas por parte desta de agendar o referido debate.
 
Na sequência, o PMAG oficiou, no passado dia 12, o mandatário da lista A, Dr. Carlos Menezes, convidando-o a responder à solicitação da Lista D, tendo definido um prazo até quarta-feira passada (dia 17) para obter uma resposta. Esse prazo terminou sem qualquer contacto ou satisfação, o que foi entendido como não-aceitação da referida proposta de debate.

Não obstante, o Presidente da Assembleia Eleitoral apela à candidatura representada pela Lista A para reconsiderar a sua posição e aceitar debater os problemas e as causas da Ordem dos Contabilistas Certificados, colocando-se à disposição para mediar as negociações entre as duas listas, a bem da transparência, da democracia e do cabal esclarecimento dos contabilistas certificados, que desse modo ficariam mais habilitados a exercer o seu direito de voto de forma informada e consciente.

Este dever de intervenção resulta, aliás, dos poderes que lhe são conferidos pelo Regulamento Eleitoral visando promover a transparência das eleições assegurando em simultâneo um tratamento justo e equilibrado das listas em concorrência. 

O PMAG comunica que a Lista D aceitou debater com a Lista A sem quaisquer condições, tendo sugerido que o debate ocorra na sede da Ordem e seja transmitido pelo canal televisivo da OCC, situação com a qual o presidente da Assembleia Eleitoral concorda sem reservas.

Independentemente das ações de campanha que vierem a realizar-se o Presidente da Mesa Eleitoral apela a todos os membros da Ordem para que exerçam, em consciência, o seu dever de escolha contribuindo, por essa via, para o fortalecimento da Instituição. 

Lisboa, 18 de Janeiro de 2018

O Presidente da Assembleia Eleitoral,

Manuel dos Santos