É a terceira conferência subordinada ao tema «Desafios e oportunidades - as empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos». Depois da Benedita, em janeiro, e Bragança (15 de abril), chegou a vez de Amarante receber, no Centro Cultural, nova sessão que pretende aprofundar a indispensável parceria entre duas faces da mesma moeda: empresários e contabilistas certificados.
Nesta página, pode acompanhar as atualizações regulares sobre o que de mais significativo disse cada um dos intervenientes ou a transmissão em direto, via canal YouTube.
SESSÃO DE ABERTURA
Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante
«Os contabilistas certificados devem ajudar as empresas a navegar neste mundo turbulento. Mas os empresários também não podem viver numa bolha. Têm que saber ouvir os contabilistas certificados.
As empresas e os CC devem, também trabalhar juntos para promover boas práticas ambientais.
Os CC têm a obrigação de transmitir aos empresários que a aposta nas áreas sociais e ambientais é um investimento e não uma despesa.
Isto não é apenas uma conferência, temos de pensar nisto como um espaço de networking.»
Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados
«O tema da conferência reflete um aspeto muito importante. Sem esta parceria nem contabilistas nem empresários vão longe.
É preciso uma coragem enorme para iniciar negócios em Portugal, mas quando se iniciam temos de ter consciência da importância da parceria entre os CC e os empresários. O CC é o sócio invisível da empresa. Por isso junto e só juntos chegaremos todos a bom porto.»
PAINEL – ASPETOS PRÁTICOS DA PARCERIA CONTABILISTA/EMPRESÁRIO
Moderação: Armando Machado (Contabilista certificado e formador)
Daniela Cunha, consultora da Ordem dos Contabilistas Certificados
«Muitas vezes, o empresário não percebe o que o CC faz e não sabe porque há de valorizar o seu trabalho. E não valoriza porquê? Pura e simplesmente porque não conhece o trabalho que o CC realiza.
O contrato de prestação de serviços, em si, não é novidade. O contrato é uma mais-valia para o empresário e para o contabilista certificado. Este pode estabelecer as suas tarefas e estabelecer a sua avença. Uma avença tem de ser um fato à medida, porque cada caso é um caso.»
Márcio Pereira, consultor da Ordem dos Contabilistas Certificados
«Os empresários, para tomar boas decisões, precisam de boa informação. É tão simples quanto isto. Claro que a informação tem de ser dada em tempo oportuno. Para isso, os empresários têm de ajudar os CC na recolha de informação. No contrato devem estar definidos os timings em que essa informação deve ser dada, de um lado e do outro.
Quando o empresário vê que há valor acrescentado no trabalho que o CC realiza, passa a olhá-lo como um investimento e não um custo.»
MESA REDONDA - A CONTABILIDADE NAS EMPRESAS
Moderação: Pedro Nuno Ferreira, diretor da Ordem dos Contabilistas Certificados
Joana Machado, «Confeitaria da Ponte» – confeitaria
«Adquiri a Confeitaria da Ponte, uma casa que este ano completa 94 anos, em janeiro de 2020. Passados dois meses e meio fechou tudo. Recorri a um gabinete de contabilidade para ultrapassar esse período complicado. Tanto previamente, como depois durante todo o período do Covid. Foi um tempo foi muito desafiante, muito difícil.»
André Santos, «Fielnorte» – Construção civil e obras públicas
«A empresa foi fundada em 2010 e eu sou licenciado em engenharia civil. Foi um período complicado, com a crise das dívidas soberanas. O engenheiro civil, como o CC, tem uma abrangência muito grande para aquilo quer está capacitado para fazer.
A nossa contabilista foi o sócio não formal da empresa. Fez toda a diferença naquilo que foi o caminho da empresa. Temos tido só vantagens na relação com a contabilista certificada.»
Pedro Catão, «O sítio dos cogumelos» – indústria agroalimentar
«A nossa empresa foi fundada em 2012. Eu já tinha algum conhecimento de contabilidade e conhecia diversos contabilistas. Mas reconheço que há muitos empresários que não estão preparados, não sabem a quem recorrer em termos de aconselhamento. Quando tenho de tomar decisões estratégicas, consulto o contabilista. Hoje, com os desafios que há, existe sempre necessidade de mais contacto.»
ENCERRAMENTO
Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante
«Todos assumiram que a parceria entre contabilistas certificados e empresários é muito importante. Só juntos é que conseguimos crescer.
O nosso ensino tem uma falha muito grande em termos de literacia financeira e empreendedorismo. Um empresário quando abre uma empresa tem quer ter o mínimo dos mínimos de formação.»
Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados
«Hoje, as exigências são cada vez maiores. Temos muito para fazer num futuro próximo. O empresário tem de ser profissional. Todos temos de ser melhores empresários para que os negócios tenham sucesso, mesmo os próprios contabilistas. O caminho faz-se caminhando e estou certa de que as associações empresariais têm aqui um papel relevante a desempenhar. A formação é essencial, sobretudo em áreas-chave. É sempre importante ouvirmos os empresários, porque somos parceiros.»
José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante
«O mundo de há 10 anos já não é o mesmo, pelo que as empresas têm muito a ganhar com os contabilistas certificados. O papel do contabilista é tão importante quanto a importância que a empresa lhe queira dar. É na medida dessa importância que a empresa mais pode beneficiar da informação fidedigna e com a amplitude que mais lhe seja conveniente, podendo recolher dados periódicos que servem de base para a tomada de decisões, fundamentais para a sua boa gestão.»