Comunicados
Conferência - O relato de sustentabilidade no Mediterrâneo
26 Abril 2024
fcmconf
A 27 de maio, no auditório da Ordem, em Lisboa.


 

DESTAQUES

Sessão de abertura

Paula Franco, bastonária OCC
«Este é um tema que nos diz muito. Sabemos que temos de fazer algo, até porque não há planeta B, mas ainda estamos longe dos nossos objetivos. Os critérios e as métricas ainda são escassos. A contabilidade e a auditoria podem fazer bastante no âmbito dos compromissos assumidos pelas empresas sobre estas matérias. Inseridos em equipas multidisciplinares, contabilistas e auditores, profissionais independentes, são o garante da fiabilidade da informação produzida e podem ser determinantes na inversão do processo.»

Nelson Ferreira, presidente da FCM
«A contabilidade, como linguagem de negócios, é o ponto de união entre contabilistas e auditores.»

Francisco Sant’Anna, membro do conselho diretivo da IFAC
«A IFAC defende que se torne obrigatória a divulgação de relatos de sustentabilidade, para colocar esta dimensão ao nível dos relatórios de informação financeira. A profissão de contabilista certificado está na linha da frente para superar processos isolados, sendo necessário sensibilizar as empresas a agirem de forma diferente.»

Painel 1 - A região do Mediterrâneo

António Baldaque Silva, professor do Centro de Finanças sustentáveis da Católica
«As empresas vão querer ficar do lado dos riscos ou das oportunidades? As que ficarem do lado certo vão, certamente, aproveitar melhor as oportunidades»

Mafalda Gomes, diplomata da União para o Mediterrâneo
«A crise energética provocada pela guerra na Ucrânia devia ter sido uma oportunidade para criar infraestruturas para a transição energética, criando uma oportunidade de desenvolvimento a sul do Mediterrâneo»

Felipe Pathé Duarte, professor na Nova School of Law
«A atual situação de permanente instabilidade no Mediterrâneo começou com o movimento chamado «Primavera Árabe» que gerou situações de vazio de poder em vários países»

Phillippe Arraou, presidente honorário da Ordem dos Contabilistas Certificados de França
«São falsas as notícias de que a profissão de contabilista certificado caminha para a extinção. Isso são fake news. Muitos dos nossos concorrentes gostariam de ter o grau de confiança que os nossos clientes nutrem por nós. Só que não têm. O compromisso com a ética é outro dos nossos traços distintivos.»


Painel 2 - O relato de sustentabilidade no Mediterrâneo

Gabriela Figueiredo Dias, presidente do IESBA 
«A IESBA tem vindo a desenvolver padrões éticos para o o relato e assurance de sustentabilidade, desde dezembro de 2022. O próximo mês de dezembro deste ano é o prazo fixado para a finalização das infraestruturas destes standards.»

Carlos Menezes, representante da OCC na CNC e membro do board da EFAA
«A sustentabilidade implica uma redefinição do paradigma económico. Os países e as empresas, de pequena ou grande dimensão, não são iguais, em Portugal, em Espanha, na Alemanha ou em França. Temos de ter cuidado para não deitar fora o bebé junto com a água do banho.»

Salvador Marin, presidente da EFAA
Abordou durante a sua intervenção a atualização ao nível do reporte de sustentabilidade na União Europeia

Painel 3 - Auditoria simples no Mediterrâneo

Mário Freire, diretor da OROC e sócio da KPMG
«A vantagem das ISA LCE (International Standard on Auditing for Audits of Financial Statements of Less Complex Entities) são várias: são autónomas, proporcionais e adaptadas às necessidades de auditoria a entidades menos complexas, promovendo a aplicação consistente das normas de auditoria.»

Panagiotis Alamanos, membro do IFAC PAO development and advisory group
O especialista grego falou sobre a importância dos standards de sustentabilidade no trabalho do contabilista certificado, bem como no controlo de qualidade para verificação da sua implementação.

Encerramento

Paula Franco, bastonária OCC
«A OCC tem tudo pronto para avançar com este processo do relato de sustentabilidade de forma intensiva junto dos seus membros. Estamos apenas à espera de mais métricas e mensurações, para termos questões mais práticas. Necessitamos, por isso, de mais orientações das entidades internacionais.»



****


«O relato de sustentabilidade no Mediterrâneo» é o tema da conferência que a Federation of Mediterranean Certified Accountants (FCM), em colaboração com a  Ordem, promove no próximo dia 27 de maio, no auditório António Domingues de Azevedo, em Lisboa.

A importância dos fatores ESG (environmental, social, and governance) para as empresas da região Mediterrânea dominará o evento que juntará oradores de diversos países. 

A conferência será em inglês com tradução simultânea para português.

A Federation of Mediterranean Certified Accountants (FCM), criada em 1999, representa a profissão contabilística na região do Mediterrâneo.

Tem como membros 16 instituições profissionais oriundas de 12 países mediterrâneos: (Albânia, Bulgária, Chipre, França, Grécia, Itália, Kosovo, Marrocos, Portugal, Espanha, Tunísia e Turquia), para além da ACCA Global (Association of Chartered Certified Accountants), como membro associado.

A FCM é presidida, desde novembro de 2023, pelo português Nelson Ferreira, que para além de contabilista certificado é membro da Assembleia Representativa da Ordem.

A Ordem dos Contabilistas Certificados é membro da FCM desde 2015.

Inscrições abertas, mediante registo obrigatório.




Programa

Inscrições