Os 31 elementos da equipa de controladores tomaram posse na sede da CTOC
Tomaram posse no dia 13 de Fevereiro, os 31 controladores da Comissão de Controlo de Qualidade que em breve vão iniciar a sua actividade por todo o país e regiões autónomas. Na cerimónia, que teve lugar no auditório da CTOC, Domingues de Azevedo usou da palavra para expressar aos controladores presentes que «serão os nossos olhos, os nossos sentimentos e as nossas preocupações».
«O vosso trabalho, inicialmente assente numa lógica de pedagogia, vai contribuir para acabar com situações que colidem com as regras e os princípios da profissão e da instituição», acrescentou o presidente da CTOC. O dirigente não regateou palavras de apoio aos controladores, tendo assegurado que estes elementos «vão fazer história na profissão».
Aferir in loco se as condições em que os TOC trabalham se adequam às exigências da profissão e, se for o caso, levar à adopção de padrões de qualidade mais exigentes, é o objectivo primordial destas acções, coordenadas e supervisionadas pela Comissão de Controlo de Qualidade. O incumprimento persistente das determinações da Câmara pode levar à suspensão da inscrição. «O poder disciplinar da Instituição será aplicado coercivamente se a falta de vontade do membro se mantiver», ressalvou Domingues de Azevedo.
«Este controlo é uma estratégia deliberada com vista ao cumprimento da implementação do trabalho de qualidade dos TOC e visa ainda transmitir rigor e segurança aos membros que, não raras vezes, se mostram impreparados para responder à multiplicidade dos desafios que se lhes deparam». «Desenganem-se os que vêem esta acção como algo de "pidesco". Bem pelo contrário. Penso, inclusive, que deviam ser os próprios membros a solicitar o controlo de qualidade, demonstrando uma atitude cada vez mais pró-activa. Os controladores deviam ser vistos mais como amigos e menos como meros fiscalizadores. Todos devem perceber que sem preocupações de qualidade, não há profissão, seja ela qual for, capaz de vingar».
Para rematar, Domingues Azevedo deixou ainda um conselho final para os controladores: «Vocês são, de alguma maneira, os obreiros da profissão e, em nome da direcção, peço-vos que sejam profissionais, rigorosos e compreensivos no cumprimento da vossa missão».
Imagens
«Desenganem-se os que vêem esta acção como algo de "pidesco", referiu Domingues
de Azevedo
Verificar se as condições de trabalho dos TOC se adequam às exigências da profissão, é a principal
missão dos 31 controladores que tomaram posse