A Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) e a Polícia Judiciária vão colaborar no combate à fraude e evasão fiscal.
As conversações entre as duas instituições têm sido regulares, tendo sido enviado em Janeiro último uma proposta de protocolo da CTOC à Direcção da Polícia Judiciária, na sequência da solicitação efectuada por aquela instituição.
Após a análise do documento, a PJ, através do director dos Serviços do Combate à Criminalidade Económica e Financeira, solicitou uma reunião à direcção da CTOC, onde foram sugeridas alterações ao protocolo, as quais estão a ser analisadas pela Direcção da Câmara, tendo ficado estabelecido que vai ser enviada uma nova versão do protocolo.
No âmbito da futura colaboração, a CTOC vai criar bolsas de Técnicos Oficiais de Contas ao nível dos distritos e regiões autónomas, que pretendam aderir a esta colaboração, sendo a sua indicação efectuada pela Câmara em termos de escala, isto é, sendo rotativa dentro de cada distrito, a indicação dos profissionais.
Imediatamente após a assinatura do protocolo, a CTOC vai enviar uma ficha de adesão a todos os membros inscritos, sendo depois seleccionados os que reunirem as condições previstas no protocolo.
Os TOC terão uma participação a nível da peritagem técnico-contabilística dos casos investigados pela Polícia Judiciária.