Duzentos e quarenta dos 287 candidatos a Técnicos Oficiais de Contas obtiveram aproveitamento no exame sobre matérias do Estatuto e do Código Deontológico do TOC, que se realizou no dia 29 de Janeiro, em todos os distritos do país.
Segundo o Júri de Exame, presidido por Rogério Fernandes Ferreira, 24 candidatos foram reprovados e 23 faltaram às provas.
Os que obtiveram aprovação podem inscrever-se agora na Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, para assim poderem exercer a actividade. Os restantes vão ter de se submeter a novo exame.
As provas realizadas são obrigatórias para a inscrição na CTOC e incidiram sobre a responsabilidade do TOC na Lei Geral Tributária e no Regime das Infracções Tributárias, deveres do TOC face à Administração Fiscal, responsabilidade disciplinar e incompatibilidades.
Em Janeiro de 2005, as regras de inscrição na CTOC foram alteradas e, para além deste exame, os candidatos que entregaram ou entreguem o pedido de inscrição têm de se submeter a um exame de contabilidade geral, contabilidade analítica e fiscalidade portuguesa.
Acompanhamento
de estágios
Entretanto, a Comissão Eventual de Acompanhamento de Estágios da CTOC tomou posse na passada terça-feira.
Composta por 30 membros dos Órgãos Sociais, tem por principal missão acompanhar e apoiar estagiários e respectivos patronos, no que respeita à forma, execução e programa definidos.
Os membros da comissão estão divididos por todos os distritos e regiões autónomas e vão certificar a realização dos estágios dos futuros TOC, de acordo com o estabelecido pelo Regulamento de Estágio da CTOC e com a deontologia profissional.
De acordo com os últimos dados, estão a decorrer, em todo o país, 310 estágios profissionais.