Faleceu o Prof. Doutor António Lopes de Sá.
Mentor e grande impulsionador do movimeno PROLATINO, Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino, António Lopes de Sá foi uma personalidade ímpar no estudo e divulgação de matérias referentes à Contabilidade. Era o maior autor de língua portuguesa, com 157 obras publicadas, em áreas como auditoria, doutrina, ética, história e contabiliade. Académico de reputado mérito dentro e fora do Brasil, Lopes de Sá foi muito próximo dos Técnicos Oficiais de Contas. Participou em diversas conferências, congressos e ministrou diversos seminários em Portugal, para além de ter leccionado na Universidade do Minho. Mestre com muitos discípulos em diversos países, cativava plateias com uma oralidade simples mas repleta de conhecimento. Homem de uma cultura ímpar, conhecia, como poucos, a literatura e história lusófona. Citava frequentemente Camões e Pessoa. Fazia gala em afirmar que era português por opção, tendo dupla nacionalidade. Nasceu em Abril de 1927 em Belo Horizonte e foi o criador da maior corrente científica da contabilidade, o neopatrimonialismo.
Galgou todos os degraus do ensino académico, sendo doutor em Ciências Contábeis, pela Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, desde 1964. Era igualmente doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres , desde 1999.
Publicou obras e artigos em países como a Espanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, Chile, para além de Portugal.
Faleceu ontem à noite, na sua cidade, Belo Horizonte.
O corpo está em câmara ardente no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais até às 17h de 8 de Junho. A essa hora será cremado.
Ligações
www.crcmg.org.br
www.cfc.org.br
www.lopesdesa.com.br