A Ordem promove entre 28 de novembro e 9 de dezembro, a nível nacional, uma formação de caráter eventual subordinado ao tema «Encerramento de Contas 2016».
O valor estipulado para a participação dos contabilistas certificados é de 32 euros. Por seu turno, os profissionais podem inscrever até três colaboradores, no máximo, igualmente mediante o valor de 32 euros.
Para efeitos do controlo de qualidade, serão atribuídos 12 créditos aos contabilistas certificados presentes.
Consulte o PDF com o calendário por cidade, o programa e a identidade dos formadores. Inscrições abertas.
Participação
EVENTO | Calendário, programa e formadores | Créditos | Valor | Inscrição |
Formação eventual - Encerramento de Contas 2016 | PDF | 12 | Contabilistas certificados: 32 € Colaboradores: 32 €
| Membros
|
Novas formações agendadas: Lisboa II, Porto III, Setúbal II, Coimbra II e Viseu II
Enquadramento do curso
As alterações no Sistema de Normalização Contabilística trouxeram modificações relevantes no reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação das operações.
Com as alterações introduzidas, passou a aplicar-se as normas do SNC revistas pretendendo assim uma adequação das demonstrações financeiras à evolução da economia, para que as mesmas representem fidedignamente o resultado das operações e se apresentem úteis aos seus utentes.
Este é o primeiro encerramento de contas com aplicação das normas Contabilísticas e de Relato financeiro revistas,pelo que se torna fundamental do impacto dessas alterações nas Demonstrações Financeiras.
Ao falarmos de Encerramento, torna-se necessário falar dos aspetos fiscais mais relevantes, nomeadamente em sede de IRC, dada a relevância do conhecimento e da capacidade de colocar em prática os procedimentos em conformidade com a lei, evitando desta forma, contingências em matéria fiscal que possam resultar em penalidades para empresas e para os Contabilistas Certificados.
Conteúdos programáticos
Pressupostos Subjacentes na elaboração das demonstrações Financeiras nos vários normativos, com exemplos práticos e sua resolução:
Aspetos relevantes antes e durante o encerramento, aspetos relevantes no apuramento do resultado fiscal; análise detalhada das várias rubricas e seu enquadramento nos diferentes níveis de aplicação normativa: SNC, SNC-PE, ME e SNCNL, análise da divulgação relevante para cada rubrica.
- Elementos da Demonstração de Resultados
Aspetos relevantes antes e durante o encerramento, aspetos relevantes no apuramento do resultado fiscal análise detalhada das várias rubricas e seu enquadramento nos diferentes níveis de aplicação normativa: SNC, SNC-PE, ME e SNCNL, análise da divulgação relevante para cada rubrica.
Breves aspetos Societários da Prestação de Contas, nomeadamente no que diz respeito: a deliberação sobre as contas; prestação de contas; relatório da gestão e aplicação dos resultados