Gabriela Figueiredo Dias, a atual presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), vai liderar a IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants), entidade internacional que promove a ética nas profissões de contabilista e auditor, a partir do próximo dia 1 de janeiro de 2022.
Gabriela Figueiredo Dias Ingressou na CMVM em 2007, tendo desempenhando cargos de direção desde 2008 e de assessora do conselho de administração desde 2013. Foi responsável pelos assuntos e relações internacionais, política regulatória e emitentes, mercados e informação financeira e vice-presidente do conselho de administração entre 2015 e final de novembro de 2016.
Representou a CMVM em diversos fora internacionais (ESMA, IOSCO e OECD)e foi vice-presidente do OECD Corporate Governance Committee. Representou a CMVM no Board of Supervisors da ESMA.
Doutorada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é advogada desde 1992 (com a inscrição atualmente suspensa) e jurisconsulta durante vários anos em empresas e escritórios de advogados.