Designado pelo Bastonário sob proposta do Conselho de Supervisão, o Provedor é, por inerência, membro do órgão de supervisão, sem direito de voto. Como personalidade independente, não inscrita na OCC, tem a função de defender os interesses dos destinatários dos serviços profissionais prestados pelos membros da Ordem. Ao Provedor, compete analisar as queixas apresentadas pelos destinatários dos serviços e fazer recomendações para a sua resolução, bem como para o aperfeiçoamento do desempenho da Ordem. Neste âmbito, o Provedor dos Destinatários dos Serviços apresenta-se como uma figura essencial na regulação da profissão, na defesa do cumprimento dos valores éticos e deontológicos dos contabilistas certificados e no reforço do valor acrescentado da contabilidade. Como promotor do desempenho da Ordem, ao Provedor compete alocar as suas competências, recursos e conhecimentos, cooperando para que a Ordem continua a prestar cada vez melhores serviços aos membros e demais interessados.
Assim, foi designada pela Bastonária, conforme proposta do Conselho de Supervisão, Joana Barata Lopes. Licenciada em Filosofia, foi deputada do grupo parlamentar do PSD à Assembleia da República na XII, XIII, XIV (parcialmente) e XV legislaturas, tendo desempenhado funções nas comissões parlamentares permanentes de Trabalho e Segurança Social, Educação e Poder Local, Administração Pública e Ordenamento do Território.
Ao serviço destas comissões, destaca-se o trabalho na área do Emprego Jovem, novas formas de organização de trabalho e regulação e regulamentação de profissões.
Qualquer interessado pode entrar diretamente em contacto com o Provedor dos Destinatários dos Serviços, devendo, para o efeito, utilizar o seguinte endereço de e-mail: provedor@occ.pt