A direção da International Federation of Accountants (IFAC), na sua reunião de 6 e 7 de setembro, recomendou ao Conselho da instituição a aceitação da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas como seu associado.
A votação da entrada da Ordem neste importante organismo internacional, a maior organização mundial agregadora de contabilistas, ocorrerá na Assembleia Geral do Conselho do IFAC que decorrerá na Cidade do Cabo, África do Sul, a 14 e 15 de novembro.
O IFAC já contactou com o Conselho Diretivo da Ordem, tendo convidado o Bastonário a marcar presença naquele importante evento.
Cumpre-se, assim, um dos objetivos delineados pelo Conselho Diretivo da Ordem para a projeção internacional da instituição. Domingues de Azevedo, na entrevista que concedeu à revista «TOC» em janeiro deste ano, foi claro quanto à importância da OTOC estar presente nestes fóruns: «Sei, e disso não tenho dúvidas, é quê se a Ordem não participar na formação das decisões, não as poderá influenciar, passando a ser mero espetador das decisões que afetam o universo contabilista português.»
O IFAC foi fundado a 7 de outubro de 1977, em Munique, na Alemanha, no decorrer do 11.º Congresso Mundial dos Contabilistas e da sua fundação fizeram parte 63 membros, provenientes de 51 países. Com sede em Nova Iorque, agrupa atualmente 167 membros e associados de 127 países, representado cerca de dois milhões e meio de contabilistas. Reforçar o papel da profissão de contabilista, servir o interesse público e contribuir para o desenvolvimento de uma economia mundial forte, são alguns dos objetivos perseguidos por este organismo.
Mensagem do IFAC: Aqui