Caro(a) colega,
Os contabilistas certificados foram chamados a pronunciar-se, a 6 de novembro, sobre o Projeto «Casas do CC».
Esta iniciativa, aprovada em maio de 2010 pela assembleia geral da Ordem, tinha méritos sociais evidentes. Todavia, o reduzido número de vagas, aliado aos elevados custos de desenvolvimento e manutenção do projeto, veio demonstrar que estávamos diante de uma obra que é, social e financeiramente, inexequível, como o estudo de viabilidade económico-financeira colocado à disposição de todos veio também reiterar.
Urgia assim debater, refletir e decidir pela continuidade ou não do desenvolvimento das «Casas do CC».
Cunho claro do atual conselho diretivo da Ordem dos Contabilistas Certificados, em que a opinião e voz de todos é ouvida com a maior das atenções e carinho, foi dada a palavra aos membros para se pronunciarem sobre tão importante projeto.
A participação registada no referendo foi uma surpresa muito positiva. Mobilizando-se em torno da sua Ordem, os contabilistas certificados participaram de forma significativa.
Os resultados finais apurados foram os seguintes: num total de 13 927 votantes, 10 396 responderam «Sim» (o correspondente a 74,65% dos votos) ao abandono do projeto, enquanto 3 531 manifestaram-se a favor da continuidade da iniciativa (o correspondente a 25,35% dos votos). Face aos números apresentados, é evidente que uma maioria muito expressiva decidiu que o projeto não deveria avançar, alocando-se os recursos em imobiliário necessário para a expansão dos serviços prestados aos membros.
Agradeço, em meu nome e de todo o conselho diretivo, a participação e empenho demonstrados. Pela nossa parte, continuaremos a trabalhar para, no curto prazo, disponibilizar mais e novos apoios sociais aos membros.
Com os melhores cumprimentos e votos de continuação de bom trabalho.
Paula Franco
(Bastonária)
Lisboa, 6 de novembro de 2020