O convívio da Malafaia foi um autêntico arraial minhoto de cor, ritmo e boa disposição
A Quinta da Malafaia, em Esposende, acolheu no passado sábado o maior Encontro Nacional dos TOC de sempre. A quinta edição deste convívio reuniu mais de 700 pessoas, entre profissionais e acompanhantes. O evento principiou às 11 horas com o desafio de futebol no campo do Neves e teve seguimento na Quinta da Malafaia, anfitriã do evento, com jogos da malha e de sacos. Os equipados de vermelho saíram vitoriosos no futebol, tendo o presidente do Conselho Fiscal, Cunha Guimarães, sido eleito o melhor jogador. No jogo de sacos, Manuel Simões Ferreira, e na malha, José Antunes Cardoso, foram os mais expeditos, recebendo casa um deles um fim de semana numa pousada de Portugal à escolha.
Depois de servido o almoço, a animação prosseguiu até perto das 18 horas, com ranchos folclóricos, danças, cantares e malhada à moda do Minho, o conjunto da Malafaia com música popular portuguesa, a banda do Galo de Barcelos e largada de balões. A apoteose final aconteceu com o desfile de marchas populares, acompanhadas por gigantones.
Domingues de Azevedo, presidente da CTOC, usou da palavra para destacar o carácter "genuinamente popular" deste evento. O dirigente classificou este encontro como "o maior de sempre", reunindo profissionais de todo o país, com especial incidência para os residentes na zona norte, devido à localização do evento no distrito de Braga.
O Campo do Neves foi o cenário do empolgante duelo entre os "vermelhos" e os "azuis"
O jogo de sacos juntou nos terrenos da Malafaia novos e graúdos
O popular jogo da malha teve também uma boa adesão por parte dos profissionais