A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPL) organizam hoje, 23 de abril, a XXIX Conferência de Fiscalidade e Contabilidade, subordinada, este ano, ao tema «O exercício da profissão de contabilista e as alterações ao OE/2024.»
Nesta página, pode acompanhar as atualizações regulares sobre o que de mais significativo disse cada um dos intervenientes ou a transmissão em direto, via canal YouTube.
Sessão de abertura
Fernando Silva, sub-diretor da ESTG/IPL
«É fundamental esta mistura entre o meio académico e o meio profissional. O futuro das profissões e a sua mais-valia para a sociedade só se consegue com esta interação e comunhão no debate dos temas e no encontrar de soluções para responder aos problemas no terreno.»
Jorge Barbosa, vice-presidente da OCC
«Aos estudantes aqui presentes, tenho de vos dizer o seguinte: “Não tenham dúvidas em seguir a profissão de contabilista certificado”. Para além de existirem falta de profissionais no país, esta é uma profissão altamente reconhecida e será altamente valorizada no futuro.»
José Gante, diretor da direção de finanças de Leiria
«Os contabilistas certificados têm sido os meus parceiros de luta há mais de trinta anos, ao longo deste percurso e desta aprendizagem. E a experiência diz-me que quem exerce esta profissão são pessoas extremamente corajosas.»
Ricardo Marques, coordenador da licenciatura em Contabilidade e Finanças da ESTG/IPL
«Esperemos que continue a parceria ativa e profícua entre a OCC e a ESTG/IPL, aproximando estudantes e profissionais.»
Tema 1 - O exercício da profissão de contabilista
Pedro Nuno Ferreira, diretor da OCC
«A essência do contabilista é ajudar o empresário na tomada de decisão. O profissional ”nasce” para ajudar o empresário nas tomadas de decisão.»
Pedro Lima, formador e consultor OCC
«O que esperar do futuro da profissão e, em particular, dos jovens? Que analisem o que está na informação e tratem os dados que passaram pelas máquinas. A partir daí, aprofundar ao máximo a faceta de consultor dos empresários»
Nuno Villa-Lobos, presidente do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD)
«A complexidade da lei fiscal agrava o fosso entre pequenos e grandes contribuintes. Se o contribuinte tiver recursos recorre à consultadoria tributária, se não tiver entra no reservatório natural da litigância suprimida»
Tema 2 - Benefícios fiscais e Lei OE 2024
Carlos Quelhas Martins, docente do ISCAP
«O incentivo fiscal à capitalização das empresas (ICE) é um benefício fiscal simples que pode ser aplicado por muitas empresas e que permite uma poupança no pagamento de imposto, com algum tipo de planeamento fiscal.»
Cristina Casalinho e Paulo Bragança, inspetores da Direção de Finanças de Leiria
«O IRS Jovem traz novidades que são apelativas. Reforça-se o regime, aplicável a jovens entre 18 e 26 anos (ou 30,
no caso de doutoramento)»
Sessão de encerramento
Paula Franco, bastonária
«Estou certa que os jovens estão entusiasmados com uma profissão com um dinamismo enorme. Hoje, ser contabilista certificado significa sucesso e reconhecimento. A profissão está a um nível como nunca esteve e vai ter um futuro muito aliciantes para todos os que nela quiserem entrar.»